Header Ads

test

The Rain Song

George Harrison fez a provocação em 1970. Conversando com o baterista John Bonham Harrison disse que “o Led Zeppelin nunca escreveu uma balada” e deu um sorriso venenoso, como se dissesse “quem é bom manda ver em todos os estilos”.

Bonham contou ao criador do Zeppelin, o compositor, guitarrista e produtor Jimmy Page que, como sempre, ficou quieto. Um dia, testando o recém instalado estúdio em sua casa em Plumpton, um vilarejo na Inglaterra, ele compôs “The Rain Song”, baladaço de 7 minutos e 38 segundos, com direito a um deboche (os dois acordes iniciais são da chatíssima “Something”, de Harrison).

Depois que Robert Plant escreveu a letra, o Zeppelin gravou a música, lançada no álbum Houses of the Holy, de 1973. Numa varada só, “The Rain Song” degolou “Something”, “Yesterday”, “Hey Jude” e “Let it Be”, quatro pés no saco dos Beatles.

Lembro que na época, lendo a versão original (alemã) da revista Pop (editada em inglês) fiquei preocupado quando soube da tal balada do Led Zeppelin, e quando o álbum saiu comprei e fui direto em “The Rain Song”. Que maravilha.

Até hoje, especialmente quando chove, ouço essa balada que me relaxa tanto que já me fez dormir sonhando com um monte de coisas lindas e algumas etéreas, até o final da música. É quando voltam os pesadelos já que, como já escrevi aqui, só tenho sonhos barra pesada.

O prazer que sinto ao ouvir “The Rain Song” dirigindo numa estada sob chuva fina é absolutamente indescritível. Robert Plant como letrista é e sempre foi um bosta, mas nessa canção ele acertou a mão.


Vale à pena ouvir. Sempre.

Nenhum comentário